terça-feira, 18 de setembro de 2012

Auto-biblio-depre-filoso-gráfia.. para quem precisa.


 U m titulo meio esquizofrenico, que nem ao menos merece ser explicado.

Quando nasci, fui destinada á ser meio em tudo.. escorpiana que sou, nunca concedi a esta tal de "destinação" a riscar uma linha na minha testa ao chão e dizer: siga! No fundo, eu sempre quis ser expert- em algo. Nasci filha caçula, resto e sobras do primogênito. Isso nada influi, quando se tem a alma maior que o corpo. E pra falar bem a verdade, nem sei se isso de alma funciona.

 E quem dá creditos á segundas opções? --Aqueles que se decepcionaram na primeira..é  faz sentido. Mais o que se faz quando não há decepções que deteorizem a primeira?

---- vÁ dar seus pulos, seu “Bando de Resto” para provar alguma importância em sua existência.!

       Desde crianças babys, aprendemos a entender que “Não “ Significava algo que não devia ser feito e que “Oin, que fofinho”.. significava que você estava agradando aos bajuladores, ... venho tentando desvendar se a função dos elogios realmente, é te fazer sentir melhor e humano o bastante para estar vivendo. Sinceramente; Eu não sei.

 
        Por um bom tempo acreditei, que fazer de tudo o possível para ajudar as pessoas, e parecer ser ultil,  fosse o estimulo para ser suficiente á si mesmo, como mostra de bom caráter, compreensão , dedicação e sentimento. Mais não é. Da mesma forma que uma critica não te derruba, e não é forte o suficiente para te matar em vida. Mais de quem ela vem sim. Uma critica “destrutiva” ou “de contra-ataque” .. por quem é dada pode parecer o melhor escudo, ou dar a sensação de “Atingi o alvo”... e de fato, quando se atinge, aquele que recebe, se sabe de onde foi lançada, perde as conexão com o dever de revidar. Ou seja, muitas das vezes o que faz efeito mesmo, não são as adagas, mais a força de quem as manuseavas em guerra.


              Se você sente que esta em uma guerra de troia constante contra quem te magoa, cautela com atitudes e palavras; são eternas. Se sente que as pessoas estão contra você, meus pêsames, isso é algo extremamente comum. Há pessoas que nem existem e não gostam de você. ( è..éh, isso mesmo) ¬¬’


  Agora se esta contra os seus próprios desejos, os teus próprios sonhos... afaste de você mesmo, corra para o mais longe que puder, e vais perceber que de nada adianta, pois aonde você for,  vai se levar consigo. Você vai estar lá, e isso é inevitável. Ninguém foge do que nasceu para ser, ninguém alivia as dores que são eternamente sua, e ninguém tem o que não era para ter.


     
                                                                                                  
  O meu empenho em conseguir é tão intenso quanto ao medo de fracassar. Eu sei, e só eu, que em tudo eu dou o melhor de mim. E entrego inteiramente ao que me dedico; toda uma vida. Nunca tive medo de falhar, mais sim que as falhas se tornassem cotidianas, e eu perdesse todas as artimanhas para modificar isso. Sempre soube que meus esforços não são sulficientes aos outros, para provar quem sou; Mais só espero que possa provar a mim, á quem somente importa, para quê então, eles são.

 

           São cortes sem ataduras, e sem pontos firmes quando sentimos que a vida nos obriga a mudar de rumo, mesmo quando não queremos. Ai ela ignora, porque nosso dever não é apenas existir, esta é a parte dela. A Nossa é viver. E se ela percebe que você já aprendeu bem uma matéria, ou que a lição que aquele caminho queria te aplicar, já foi bem sucedida, ela vai te passar de etapa, para tentar por em teste sua confiança, ou nela ou em si. E sempre que estiveres bem, com o gosto de que conquistou tudo o que procurava, ela vai voltar a te dar uma bofetada e te fazer perder tudo, para recomeçar do zero, ou para te destruir ou para te fortalecer.

 

Obs: “ A Vida não tem poder de destruir algo, você tem !” ;-)


um beijO

Maira Panas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Vida requer cautela!

Saudações Blog Abandonado e somente lembrando nos momentos de caos !
Enfim, é para isso que servem os amigos certo?


Sempre foquei em estudar comportamentos humanos, avaliar carates, confronta-los , ser a Mais idealista possível, e provar a todo momento á mim mesma minha inteligencia sentimental foi sem duvida alguma, a parte mais interessante, porém, arriscada do jogo. __"Oras-bOlas! (Giria Mais velha não há)... Mais que raio de "Inteligencia Sentimental" é este? (com um tom tão meloso que chega a nos dar ânsia) ..


__ È o que 90% da população Humana faz, e não sabe. Testar á você mesmo(a), quanto as possibilidades de amar e/ou ser amado(a), de recusa ou aceitação. Você só saberá o que realmente quis, quando o deixar perder da sua frente. As pessoas nunca estarão satisfeita com o que tem, e muitas vezes, por ironia, nem ao menos sabem  qual a responsabilidade de se "ter" alguma coisa. Achamos que poderemos brincar a vida inteira no direito da posse, que ninguém no mundo vai tira-la(o) de nós. Engano! Mais Lembre-sem, a mais importante de todas as percas, não é a das posses, e sim a do tempo. Esta é intransponível, é imutável. E quando dentro dele, fica distante de nós o que somos, ai entra a parte mais difícil de ser vivida.  



"Enganar-se a respeito da natureza do amor é espantoso, É uma perda eterna, para a qual não existe compensação nem no tempo nem na eternidade: a privação mais horrorosa, que não é possível recuperar nem nesta vida... nem na futura. ' (Fernando Pessoa)



"Apaixonada por Livros" - este é meu segundo nome. Prazer. Amo eles, me fascinam desde a capa á ultima pagina.. (sim, pois não gosto destas atualizações de baixar livros que deveriam ser preciosos em nossas estantes, para ficarem anexado no word, é decadente e desvalorizador), o cheiro de folha nova ou velha, enfim, tudo nos remetem muito longe - ou perto de onde queremos estar. Agora, vamos filosofar?


__ Imagine sua Vida como um livro. Você vai escolher a primeira moldura, vai decidir inicialmente, quem você será, ou contará nele. Mais não irá decidir, se o final dele é o que indica o começo. Pois este livro é escrito somente no impulso, jamais pensado. Cada pagina lida, você termina um texto, vira a pagina historia continua, mais JAMAIS será o mesmo texto. Ninguém escreve duas paginas iguais em um mesmo livro, é de absoluto dever dos homens viver um roteiro apenas uma vez em cada livro. Ja pensou em um livro de romance, daqueles que os leitores ficam torcendo pela felicidade dos "Moçinhos" deste o inicio?, que um deles, se apaixona por vários no decorrer da historia, mesmo á saber que há somente um coração igual ao seu no fim do livro, mais pretende conhecer outros até que o encontre, para ter certeza de que realmente o ama?  Nòs que o lemos, ficamos na torcida involuntária, e vamos sofrendo até o final do livro, que por muitas vezes, ele não acaba como esperávamos, e a culpa não é dos personagens, mais do escritor. O responsável pelo livro, que ninguém mais é do que você mesmo(a), responsável pela sua vida, e pelas decisões á ser tomada nelas. 


Focou O Tal da "inteligencia sentimental"? .. Tudo entra a partir do momento em que precisamos de nós mesmo antes de qualquer ligação á outros. E se não sabemos nos distinguir antes disso? Ai meus caros, realmente estamos em um estado deprimente, um jogo de dominó perigoso, mais que pode ser aos poucos recolocado cada peça em pé-  uma ao lado da outra, sem que estas derrubem-as por total. Se vai durar muito tempo nesta posição, sem que ninguém as soprem para que caiam uma sobre as outras? Ninguém pode saber, nem prever que possa ser seguro.




A Mais bacana de como tudo na vida é imprevisível, é como e porque algumas vidas se encontra, e qual o sentido delas? Destes vai e vem-destes vem e vão. Sou descrente de qualquer crença religiosa, qualquer mistificação. Mais se tem algo á que devoto meus pensamentos, é que " Se O tempo me trouxe até aqui e me manteve por tanto tempo, é porque algum motivo tem, e há algo que deva se concluído".. Os humanos são como ímãs, atraem para sua  vida apenas aqueles que possuem o mesmo magnetismo.    
  O modo em que a vida nos encaixa na estrada, todas as opções, quem somos, quem fomos, o que queremos, o que devemos abrir mão, onde iremos? Porquê seguir a direita? porque virar á esquerda?.. e ai muitos param na calçada, esperando a certeza do primeiro passo. 
Eu mesma, somente inicio um  passo, sabendo que estarei segura para seguir em frente..sem machucar ninguém, porém sem abrir mão de mim.




um beijO saudoso destas paginas até muuuuuuuito "daqui pra frente"


Maira Panas







quinta-feira, 1 de março de 2012

Todo dia é um aprendizado... Leia até o Final

          ...Hoje uma imagem muito forte acabou de me tocar. Saindo da academia após a aula, as 22;30, descendo em direção á lagoa da Garça,  um senhor vinha andando lentamente em minha direção. Normalmente quando volto sozinha para casa, costumo reparar no geral, nas pessoas proximas á mim. 
E quando ele se aproximou com uma mascara de pano habitual para  proteger respiração, eu ligeiramente percebi que ele não possuia um nariz como todos nós, e sim apenas um grande buraco no meio da face. A boca escondida, provavelmete não estaria inteira, assim como os dedos das maõs que usavam luvas e visivelmente suas articulações.

       Os seus olhos mesmo sem sombrancelhas, ou cilios, se mantiam com a pele mais firme, porém  envergonhados, ou como quem querendo pedir: " por favor não olhe para mim eu sou leproso"..
 E tenho certeza, que encontrar alguém neste estado fisico á noite normalmente, para muitos, poderiam ser no minimo muito desconfortavel ou até mesmo assustador. Mais sabe o que foi a imagem muito forte que eu disse logo á cima? Não foi a pele cedendo, ou a falta de um maxilar completo e perfeito: Foi quequando eu passei por ele e disse " Boa Noite", ai ele  simplismente me olhou e não respondeu.  Fez um simples gestual com a cabeça, e ambos continuamos andando. E quando eu voltei á olhar para traz, aquele senhor estava olhando Para mim, e este simples gesto me fez  vir um turbilhão de sensações sobr eo momento. 
 Eu acabava de ter "um boa noite" ignorado por alguém, que esta acostumado á ser ignorado diariamente, ou então muito focado o tempo todo. E Acreditem, não é legal ser focado por todos  quando estamos vivenciando esta situação.  Ele simplismente se assustou comigo,  talvez por estranahr um boa noite espontaneo, ou  pelo simples fato de eu não ter expresso qualquer tipo de reação á ele,  pois para mim,  no entendimento de não limitar em entender todos os modos de vida, aquele senhor, que talvez nem fosse tão senhor assim ,mais aparentava mais velho, era uma figura extremamente normal. 


        A Maioria das  pessoas que possuem Lepra, sofrem preconceitos diariamente,  com crianças se assutando quando os vêm na rua, com pessoas que deveriam SER adultas em atitudes e gestos, e não somente ACHAR que são adultas, pensando que entedem o que é esta doença e passando á um metro de desvio de pessoas com lepras, é deprimente, e vergonhoso para nós.

        Para quem não conheçe, Lepra é uma doença contagiosa sim,  transmitida pela saliva e respiração. Por isso de Leprosos usarem a mascara para proteção, mais não é por isso que precisam se afastar visivelmente ou desviar do caminho de uma pessoa leprosa quando´cruzarem com elas. Lepra é transmitida sim, pórem se a pessoa com a doença não estiver tratando, e no memso caso você tem 90% de defesa contra ela.

Eu espero rever aquele "senhor" que provavelmente deve ter uns 30 ou 40 anos, porém com a Lepra tão avançada e falta de cabelos, aparenta uns 20 anos á mais. Na verdade creio ja ter o visto há uns 2 anos atras, mais um pouco diferente, não estava  tão magro como  o reparei  hoje a noite.

Quero poder dizer um "Bom dia" ou um "Boa Tarde" mais vezes...  pequenos detalhes, que mudam completamente um dia todo..e quem sabe semanas na esperança de quem se sente exilado de todos.
 Para ele  que voltou á olhar para aquela moça que havia o dado Boa noite, como quem querendo dizer:
" Ela falou comigo mesmo?".. pode ter sido apenas um relampago, mais acredite que para mim o aprendizado é beeeeem maior e gratificante.


E quer saber de uma coisa?

Quase ia me esqueçendo..

os Olhos dele eram envergonhados e cabisbaixos, como eu disse á cima..
só não me recordei de dizer, que são Azuis ... e são lindos.


beijO

Maira Panas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vou contar uma Historia

...
Havia em uma cidade distante, entre 1907 á 1909, uma pedra que vivia  entre um mundo de argila para serem formadas. Esta pedra tinha seus ideais.
Esta pedra uma vez soube, que havia um entre estes Argilas, que dizia a todos os demais que estava interessado nela, pois aquela pedra era diferente das demais, só que isso só para ele. Este Argila, pensava que por ter os mesmos ideais que aquela pedra, estava apaixonado e achava que a amava.
 Bom Diversas vezes por outras argilas menores que vinham falar com ela, a Pedra cansou de ouvir que aquele Arrgila gostava dela. Mais a Pedra pequena, achava ser forte demais na terra dos argilas, e era imutavelmente fria, e com um coração impenetravel. Então não iria querer amar um Argila, pois por mais parecido com uma pedra que fosse, era um Argila que para ela não jamais deixaria de ser argila e achava não ser o sulficiente ainda para ela.. e automaticamente, o par que ela achava precisar.
   O Argila, sofreu , ou achava sofrer muito com  a indiferença e atitudes desta pedra.. e de tanto tentar, cansou.
Muito tempo passou, e a Pedra conheceu pedras e rochas que por mais que fosse os que sempre procurou, nunca esteve completa, pois percebeu que outras pedras quando se juntavam  viviam se machucando com teus pontiagudos. Ok algum tempo após a pedra  descobriu que o Argila, com as possibildiades de mudança da vida. Mudou, e não só metalmente como sentimentalmente. E quando finalmente pode o revêr, desorientadamente e confusa, ela descobriu que a saudade que vinha tentando buscar nas demais pedras, era  o reflexo da ausencia do Argila, que era mole demais para ela .
        Mais o que acontece  é que Argilas, no geral,  são modeladas com o tempo, e se tornam a forma que você as modelou, juntamente com a revolta ou alavanca que deixam na areia quando ainda é modavel e á tudo guardam. Ai a Argila hoje Virou Pedra, endureçeu com o tempo e possui as mesmas caracteristicas da pedra que ele um dia achava que amava. Também aprendeu a ser frio, intoleravel e sabe bem como ignorar ou afastar os demais. 
A pedra que ele amava, hoje não á vê mais do que umas das outras pedrinhas do mesmo campo.   Ela descobriu que tinha feito se tornar pedra igual á ela e com os mesmo sentimentos de vigança que as argilas quando são inferiorizadas possuem. Ealguém que a conheçe completamente pois etsudou sua viva á finco, e que hoje possui estes sentimentos, jamais poderia gostar dela novamente, como achava gostar;  Pois quando somos ignorados demais, ou passados "para traz" demais.. e encontramos alguém que substitui isso, queremos de um modo ou outro, inconscientemente dar o troco.    E No fim, esta pedra mesmo que não  tenha mudado tuas caracteristicas, hoje com o tempo, possui trincas, e rachaduras de quem ja perdeu demais nestas estradas loucas que não param de ir, não parar de voltar..  mesmo que alguns nunca mais voltem  para o mesmo lugar.

Moral da Historia?

" Que nós humanos, devemos entender que a constancia do amor é limitada, mais o "deixar para outro tempo" Ou o simples "não conheçer",  resulta em um vazio infinito.. e que o arrependimento não cobre tuas dores, nem traz de volta teu passado.
 E aprendemos também, que pessoas fechadas demais,e que não se permitem doar nas suas chances, as perdem de vez. Pois enquanto as pessoas abertas se deixam moldar em pensamentos e corações, conheçendo novas pessoas e realizando a vida,  aquelas pessoas fechadas, continuam lá, imobilizadas pelo proprio sentimento de perca.. do tempo.. das pessoas..dela mesma."

fica á dica..
;-)



beijO


Maira Panas