quinta-feira, 1 de março de 2012

Todo dia é um aprendizado... Leia até o Final

          ...Hoje uma imagem muito forte acabou de me tocar. Saindo da academia após a aula, as 22;30, descendo em direção á lagoa da Garça,  um senhor vinha andando lentamente em minha direção. Normalmente quando volto sozinha para casa, costumo reparar no geral, nas pessoas proximas á mim. 
E quando ele se aproximou com uma mascara de pano habitual para  proteger respiração, eu ligeiramente percebi que ele não possuia um nariz como todos nós, e sim apenas um grande buraco no meio da face. A boca escondida, provavelmete não estaria inteira, assim como os dedos das maõs que usavam luvas e visivelmente suas articulações.

       Os seus olhos mesmo sem sombrancelhas, ou cilios, se mantiam com a pele mais firme, porém  envergonhados, ou como quem querendo pedir: " por favor não olhe para mim eu sou leproso"..
 E tenho certeza, que encontrar alguém neste estado fisico á noite normalmente, para muitos, poderiam ser no minimo muito desconfortavel ou até mesmo assustador. Mais sabe o que foi a imagem muito forte que eu disse logo á cima? Não foi a pele cedendo, ou a falta de um maxilar completo e perfeito: Foi quequando eu passei por ele e disse " Boa Noite", ai ele  simplismente me olhou e não respondeu.  Fez um simples gestual com a cabeça, e ambos continuamos andando. E quando eu voltei á olhar para traz, aquele senhor estava olhando Para mim, e este simples gesto me fez  vir um turbilhão de sensações sobr eo momento. 
 Eu acabava de ter "um boa noite" ignorado por alguém, que esta acostumado á ser ignorado diariamente, ou então muito focado o tempo todo. E Acreditem, não é legal ser focado por todos  quando estamos vivenciando esta situação.  Ele simplismente se assustou comigo,  talvez por estranahr um boa noite espontaneo, ou  pelo simples fato de eu não ter expresso qualquer tipo de reação á ele,  pois para mim,  no entendimento de não limitar em entender todos os modos de vida, aquele senhor, que talvez nem fosse tão senhor assim ,mais aparentava mais velho, era uma figura extremamente normal. 


        A Maioria das  pessoas que possuem Lepra, sofrem preconceitos diariamente,  com crianças se assutando quando os vêm na rua, com pessoas que deveriam SER adultas em atitudes e gestos, e não somente ACHAR que são adultas, pensando que entedem o que é esta doença e passando á um metro de desvio de pessoas com lepras, é deprimente, e vergonhoso para nós.

        Para quem não conheçe, Lepra é uma doença contagiosa sim,  transmitida pela saliva e respiração. Por isso de Leprosos usarem a mascara para proteção, mais não é por isso que precisam se afastar visivelmente ou desviar do caminho de uma pessoa leprosa quando´cruzarem com elas. Lepra é transmitida sim, pórem se a pessoa com a doença não estiver tratando, e no memso caso você tem 90% de defesa contra ela.

Eu espero rever aquele "senhor" que provavelmente deve ter uns 30 ou 40 anos, porém com a Lepra tão avançada e falta de cabelos, aparenta uns 20 anos á mais. Na verdade creio ja ter o visto há uns 2 anos atras, mais um pouco diferente, não estava  tão magro como  o reparei  hoje a noite.

Quero poder dizer um "Bom dia" ou um "Boa Tarde" mais vezes...  pequenos detalhes, que mudam completamente um dia todo..e quem sabe semanas na esperança de quem se sente exilado de todos.
 Para ele  que voltou á olhar para aquela moça que havia o dado Boa noite, como quem querendo dizer:
" Ela falou comigo mesmo?".. pode ter sido apenas um relampago, mais acredite que para mim o aprendizado é beeeeem maior e gratificante.


E quer saber de uma coisa?

Quase ia me esqueçendo..

os Olhos dele eram envergonhados e cabisbaixos, como eu disse á cima..
só não me recordei de dizer, que são Azuis ... e são lindos.


beijO

Maira Panas

Um comentário: